
Primeiros Passos
Cadastro e primeiro acesso
Caso seja seu primeiro acesso, siga os passos abaixo para iniciar o uso da plataforma.
Acessar o link do EvalCryptoCubo e entrar na opção Cadastre-se.
Feito o cadastro, acesse a plataforma e entre na opção Planos.
O plano Integration foi criado para uso exclusivo por empresas parceiras durante os testes e validação da integração. Ao selecionar o plano, será solicitado a definição de um nome para a subscription e o aceite nos termos de uso.
Feito isso, encaminhar via e-mail para sign-se@eval.digital o e-mail usado para cadastro na plataforma e um print com o nome da subscription e o plano cadastrado.
Caso não tenha certificado digital para uso durante a integração, sinalizar no e-mail acima para que possamos gerar um certificado de testes.
Internamente, iremos validar as informações e direcionar as chamadas para um ambiente de testes.
Certificados suportados
Com as APIs documentadas nesse site, há a possibilidade de utilizar certificado digital A1 (em arquivo) ou certificado em nuvem (PSC).
Para realizar assinatura eletrônica de um documento, o certificado precisa estar configurado em nosso servidor. Essa etapa pode ser feita de forma manual, através de uma interface WEB, pelo cliente final ou automatizada através de nossas APIs, conforme abaixo:
O cadastro de certificados A1 é feito através das seguintes chamadas:
O cadastro de certificados PSC é feito através das seguintes etapas:
Autorização de uso do certificado (feita pelo proprietário do certificado no MADICS Cloud)
Caso tenha necessidade de utilizar certificados A3 físicos (Smartcard ou token) ou tenha qualquer outra dúvida, por favor, entre em contato através do e-mail sign-se@eval.digital.
Assinatura Eletrônica
Assinatura eletrônica é um mecanismo que permite verificar a autenticidade e de um documento ou arquivo digital. Funciona de forma semelhante a uma assinatura manuscrita, mas utilizada em ambiente digital.
O EvalCryptoCubo divide assinatura digital em duas etapas:
Na 1ª etapa ocorrerá a assinatura em si, com algumas validações do certificado assinante.
Na 2ª etapa será validado a integridade do conteúdo assinado, a validade do certificado no momento da assinatura e uma série de outros itens referentes ao formato da assinatura.
Como boa prática, recomendamos que ambas as etapas sejam feitas em sequência. Assim, haverá validação completa na assinatura efetuada para armazenamento. Além disso, recomendamos também a possibilidade de a verificação ser feita novamente a qualquer momento que o usuário final desejar. Com isso, atendemos a todos os cenários previstos na legislação brasileira.
Abaixo, estão todos os formatos de assinatura suportados pelo EvalCryptoCubo:
PDF
o PAdES AD-RB e AD-RT
o PDF sem política de assinatura definida
CMS
o CAdES AD-RB e AD-RT
o CMS sem política de assinatura definida
XML
o XAdES AD-RB, AD-RT, AD-RV, AD-RC e AD-RA
o XML sem política de assinatura definida
A assinatura PDF é feita exclusivamente em arquivos com formato PDF e é inserida dentro do próprio documento. De acordo com o escopo do projeto e as definições em lei, pode ser realizada sem utilizar uma política de assinatura específica ou seguindo as políticas AD-RB (Assinatura Digital com Referência Básica) ou AD-RT (Assinatura Digital com Referência Temporal), definidas pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).
A assinatura CMS pode ser usada em qualquer formato de arquivo. De acordo com o escopo do projeto e as definições em lei, pode ser realizada sem utilizar uma política de assinatura específica ou seguindo as políticas AD-RB (Assinatura Digital com Referência Básica) ou AD-RT (Assinatura Digital com Referência Temporal), definidas pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). A assinatura CMS pode ser feita de forma Anexada (assinatura eletrônica juntamente com o conteúdo que foi assinado em arquivo único) ou Destacada (conteúdo original e assinatura em arquivos separados), conforme exemplos a seguir.

Assinatura CMS Anexada

Assinatura CMS Destacada
A assinatura XML é feita exclusivamente em arquivos com formato XML e pode ser feita no formato Enveloped (assinatura dentro de um nó específico do XML) ou Enveloping (nó XML fica dentro da assinatura), conforme figuras a seguir.
.png)
Assinatura XML Enveloped

Assinatura XML Enveloping
De acordo com o escopo do projeto e as definições em lei, pode ser realizada sem utilizar uma política de assinatura específica ou seguindo as políticas AD-RB, AD-RT, AD-RV (Assinatura Digital com Referências para Validação), AD-RC (Assinatura Digital com Referências Completas) ou AD-RA (Assinatura Digital com Referências para Arquivamento) definidas pelo ITI.